quinta-feira, 1 de julho de 2010

Primeira Review e Planning

Boa noite galera.

Hoje foi um dia corrido, foi dia de review e planning com o Product Owner.
Desta vez, corrigindo uma falha cometida por mim no planejamento do primeiro sprint, toda a equipe participou das reuniões junto ao P.O.

Aproveitamos o encontro para reforçar os principios do Agile e o papel do P.O, em resumo, explicitamos o seguinte:
- Product Owner
- Nortear o desenvolvimento através da definição e priorização do BackLog.(É a nossa bússola de negócio/valor)
- Validar o resultado da entrega do sprint.
- Estar disponivel para dúvidas sempre que necessário.
- Equipe
- Se comprometer com aquilo que pode cumprir.
- Se dedicar e se auto-organizar para entregar o que foi acordado.
- Buscar melhorar a sí mesma através das reuniões de retrospectiva.
- ScrumMaster
- Antes de mais nada é um membro da equipe e tem as mesmas responsabilidades da mesma.
- Remover impedimentos da equipe.
- Estimular e potencializar o rendimento da equipe

Após este breve reforço dos papéis e mais uma passada nos principios do Agile, que agora guiam o departamento de desenvolvimento, iniciamos a review.

Durante a review apresentamos o acordado para o primeiro sprint, durante a apresentação o P.O fez algumas ressalvas como por exemplo quanto a usabilidade e layout. Em relação a funcionalidades o mesmo ficou satisfeito com a entrega.
O interessante foi que já notamos um grande benefício da adoção de Agile. O Feedback precoce. Já discutimos mudanças na interface visando melhorar a usabilidade evitando que construissemos novas telas seguindo um padrão não tão produtivo para o usuário.

Após a review já geramos um insumo para o próximo sprint, que seriam os ajustes deste primeiro.

Seguimos da review para o planning, onde discutimos a sequencia dos recursos a serem desenvolvidos.

Após discutirmos os recursos desejados e priorizados pelo P.O, fizemos uma lista com o que seria entregue em duas semanas(Definimos que trabalharemos com o sprint de 10 dias pois o de 5 dias ficou muito apertado). Além disso, solicitamos ao mesmo uma definição de PRONTO para o próximo sprint, dessa forma corrigimos mais uma falha do primeiro sprint, quando isso não foi tão bem definido pelo P.O.
Explicamos que era fundamental essa definição para o próximo sprint pois essa definição iria nos guiar como meta e consequentemente determinar o sucesso ou fracasso do sprint.

Em suma a review e o planning foram isto, foi bem interessante pois sentimos que o P.O gostou e que o mesmo viu o desenvolvimento completamente aberto a mudanças, flexível e focado em gerar valor para o negócio. Sem contar que sentimos que estamos dando passos seguros rumo ao sucesso do projeto além de estarmos todos alinhados com o mesmo(P.O - Equipe - ScrumMaster).

A idéia é já colocar o software em produção em um cliente ao final do próximo sprint. Ou seja, ao final de cerca de um mês(Sprint 1 + Sprint 2), pretendemos ter um produto no ar, algo que jamais conseguimos com outras abordagens. As reuniões de hoje só me reforçaram o sentimento e certeza de que Agile é, atualmente, a melhor forma de se desenvolver projetos de software.

Agora fico por aqui pessoal, feliz e ansioso pelos próximos sprints e evoluções :)

Amanhã tem retrospectiva :) e em breve estarei de volta.

Um abraço.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário