terça-feira, 29 de junho de 2010

Smart retrospective

Na semana passada, realizamos uma reunião para ajustar alguns pontos que percebemos que não estavam muito bem definidos. Foi uma espécie de prévia da retrospectiva do sprint para ajustarmos algumas coisas que percebemos que estávamos falhando.

Apesar de ser a primeira e a equipe não saber muito bem o que levantar e o que discutir, foi interessante. Aos poucos o pessoal foi se soltando e percebendo que a idéia não é o foco individual, ou seja, falhas e melhorias individuais, mas sim coletivas.

Com isso, resumidamente, chegamos ao seguinte cenário:
- O que foi legal ? O que temos que continuar fazendo ?
- Conseguimos iniciar o sprint dentro do prazo. Apesar de ser um requisito básico para a maioria das equipes, para a nossa tem um valor especial, pois dividmos nosso tempo do sprint com manutenção e customização de um produto que já está em produção.
- O novo layout da sala facilitou a integração da equipe e fez com que a comunicação ficasse mais fluída.
- Pró-atividade, inclusive dos novos membros da equipe, na solução de problemas, na busca de tarefas etc...

- O que não foi legal ? O que devemos evitar e/ou mudar para os próximos sprints ?
- Falha no planejamento do sprint, onde apenas o ScrumMaster participou da reunião com o Product Owner e realizou a estimativa do primeiro sprint. No próximo sprint a equipe participará mais ativamente da reunião de planejamento e da estimativa.
- Sofremos com um número um pouco elevado de intervenções externas ao sprint, seja com problemas de infra ou suporte. Buscaremos medir estas intervenções para tratarmos como podemos reduzir as mesmas(Através treinamento, orientação, desenvolvimento de ferramentas, automatização etc...)
- Pecamos no planejamento da infra-estrutura para o sprint. Tivemos que, durante o sprint, finalizar a configuração de algumas máquinas com instalação de componentes e frameworks, quando deviamos ter feito isso antes para não correr o risco de afetar a evolução do sprint.
- O quadro Kanban está numa base instável(cadeira) rsrs. Parece bobeira mas isso acarretou num acidente durante a semana rsrsrs. Prenderemos o quadro na parede.
- Não estávamos seguindo religiosamente as reuniões diárias.
- Não haviamos discutido a definição de PRONTO.
- Os principios do Agile não foram completamente absovidos, cairam no esquecimento três dias após o treinamento. A equipe lembrava que era algo dinâmico, dividido em iterações curtas com entregas frequentes, mas não lembrava do manifesto e nem dos principios. Esta semana iremos prender o manifesto e os principios de forma que fiquem bem visiveis na sala para que não esqueçamos e possamos nos policiar melhor caso tomemos alguma decisão contrária a estes principios.

É isso aí pessoal, as coisas estão caminhando, seguimos nessa gratificante batalha, aos poucos vamos nos ajsutando, fazendo análises críticas, implementando boas práticas, evoluindo e crescendo. Sabemos que é pouco, estamos apenas engatinhando, mas acreditamos no que estamos fazendo e temos certeza que em breve colheremos (a equipe, a empresa e nossos clientes)os frutos que o desenvolvimento Ágil gera.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário