quarta-feira, 7 de julho de 2010

Planning Poker

Olá pessoal, faz um tempinho que não posto mas é porque as coisas estão muito corridas, estou preparando um treinamento para a equipe, para dar uma nivelada no conhecimento e para nos prepararmos para implantar algumas práticas do XP. Quando tiver mais detalhes do treinamento posto aqui, hoje vou falar sobre o planning poker que realizamos na última planning.


Tivemos que improvisar um baralho de papel para um membro da equipe rsrs mas estaremos providenciando um baralho mais decente para os próximos plannings. rsrs

O importante é a técnica e os benefícios da mesma. =)






Foi nosso primeiro planning poker, foi bem interessante pois podemos perceber os beneficios desta técnica. Em algumas tarefas as diferenças foram consideráveis, chegando a variar e 5 a 13 horas, em outras parecia que tinhamos combinado, o que segnifica que a equipe possui um certo alinhamento. O legal foi perceber que cada um tinha uma visão da tarefa, cada um enxergava problemas e facilidades e o fato de as cartas serem apresentadas juntas, reduziu a zero qualquer possibilidade de influência entre os membros da equipe. Com isso, a cada rodada do poker com uma divergência muito grande, haviam as explicações que serviam para esclarecer a tarefa, expor possiveis obstáculos e facilidades.

Diante disso, posso citar alguns benefícios imediatos que identifiquei na adoção do planning poker:
- Reduçao do fator "influência" na estimativa da equipe
- Melhor esclarecimento das tarefas
- Exposição de possiveis problemas para todos os membros da equipe
- Toda a equipe por dentro das tarefas(desmembradas a partir das estórias)


É isso aí pessoal, vou ficando por aqui.
Um grande abraço.

2 comentários:

  1. Como funciona esta técnica de Poker Planning?

    ResponderExcluir
  2. Cada membro da equipe tem um baralho com cartas que contem a estimativa(1,2,3,5,8,13,20...)
    Uma estória é lida e debatida, então são feitas ponderações pela equipe a fim de estressar mais a estória e quebrar a mesma em tarefas menores. Então cada membro escolhe uma carta com sua estimativa.
    Os membros da equipe apresentam suas cartas com suas estimativas. Os que apresentarem valor maior ou menor que o médio precisam se explicar. A equipe debate e chega à estimativa da tarefa/estória.

    ResponderExcluir