sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Voltando ao batende... De novo... rs

Olá pessoal, aqui estou eu, novamente, mais uma vez, de novo (a redundancia é proposital)rsrs...

Pois bem, mais um mês se passou, com ele mais uma turbulência, mas agora estou conseguindo me reorganizar e certamente conseguirei voltar a postar mais aqui no blog.

Antes de mais nada, gostaria de atualizar vocês com o status de nossa experiência Agile.

Vamos lá, vocês já devem estar imaginando né, se teve turbulência então o processo de implantação de Agile ou melhor, implantação/evangelização(esse tema merece um post dedicado rs), parou.

Pois acertaram em parte. Como muita coisa aconteceu, problemas, novas demandas e mudanças estruturais na empresa, acabou ficando quase que impossível manter o processo de adoção do Agile.

Não cabe aqui entrarmos no mérito do detalhe do que ocorreu, vale ressaltar apenas que, de fato, durante uma mudança de conceito, metodologia, pensamento etc... uma turbulência é tudo o que não precisamos e foi exatamente o que aconteceu.

Por outro lado, apesar de ter estado no meio da turbulência, nunca tirei da cabeça a certeza de que Agile é o caminho. O que quero dizer com isso é que apesar de estar o tempo todo ocupado com a turbulência, em todos os momentos não tirei da cabela onde queriamos chegar e o que precisariamos fazer para isso, ou seja, todos aqueles erros que cometemos e que já postei aqui no blog, ainda estão aqui, dentro de mim e é deles que partirei para a retomada.

Já de imediato, para a próxima semana, teremos as seguintes medidas para marcar nossa retomada:
- Reafirmar os valores e principios do Agile
- Fazer uma retrospectiva de retomada
- Retomar as reuniões do Scrum
- Iniciar o treinamento da equipe(Falarei especificamente sobre o que será aborado em um outro post)

Para a próxima semana a meta é esta, também não adianta sonharmos em mudar tudo do dia para a noite pois já vimos que isso não dá certo.

É isso pessoal, fico feliz por estar de volta e espero que nossa experiência possa agregar algo a vocês que nos acompanham.


Grande abraço.
Ricardo Coelho.