quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Voltando ao batente...

Olá pessoal... há mais de um mês que não posto nada. Pois é, o mês de Julho foi péssimo, me envolvi em um projeto externo, crítico para a empresa, agora as coisas estão estabilizando e estarei voltando a postar com mais frequencia.

Pois bem, o mês de junho foi muito bom com o inicio da adoção oficial de praticas ágeis e do Scrum, com o cumprimento de todas as metas.

È senhores, já o mês de Julho foi o caos e eu tenho que admitir para vocês que não foi fácil.

Houve falha de comunicação na equipe em um determinado momento, ocacionando na sobreposição de uma base de testes do desenvolvimento.

Os valores do Agile ainda não foram completamente absorvidos.

Implantar Agile, ou melhor PENSAR Agile, VIVER Agile, SER Agile não é tão simples quanto muitas vezes parece.

Eu posso resumir Julho em uma frase: Não fomos Àgeis. Nem na postura, nem no pensamento, tampouco no comportamento. E isso é péssimo, é realmente frustrante. Mas.....

..... A boa notícia é que como bom Brasileiro e bom Potencial Agilista eu não desisto, ou melhor nós não desistimos.

Na ultima segunda-feira, fizemos uma retrospectiva e levantamos muitos problemas, a grosso modo chegamos aos seguintes problemas e soluções:

1 - Problema: Indisponibilidade do P.O
Solução: O P.O deverá eleger um Sub P.O, alguém que na ausencia dele possa aprovar os sprints e priorizar o backlog.

2 - Problema: Nao realização das reuniões diárias
Solução: Colocamos no servidor, agendado para as 17:45 um script para enviar uma mensagem para a maquina de todos os desenvolvedores lembrando da Daily Meeting.

3 - Problema: Não absorção dos valores do Agile
Solução: Fixar na parede e próximo ao Kanban os valores e principios do Agile e toda vez que pegarmos um ao outro violando o principio deveremos apontar para o mesmo, indicando que estamos indo contra o que pregamos.

4 - Problema: Kanban não muito claro
Solução: Divisão do kanban em outros quadros, agora teremos dois quadros para o kanban, um quadro terá dois projetos novos e o outro terá as atividades do produto atual em manutenção, separando o que é correção de bugs e o que é customização. Além disso teremos um terceiro quadro onde iremos colocar o BurnDown de cada projeto.

Em resumo é isso pessoal. Tivemos até mais falhas do que as descritas àcima, mas sinceramente são 01:09 da manhã e meus neurônios já não estão fazendo muitas Sinapses, não to me recordando dos outros itens rsrsrs

É isso, Julho foi complicadíssimo mas não desistimos, nem desistiremos, seguimos firmes e fortes nessa batalha.

Em breve trarei mais novidades, como a nova organização do Kanban, novidades no planning poker, dentre outras.

Agora tudo o que mais preciso é durmir rsrs

Um grande abraço a todos e uma ótima noite.
Ricardo Coelho.