terça-feira, 29 de junho de 2010

Smart retrospective

Na semana passada, realizamos uma reunião para ajustar alguns pontos que percebemos que não estavam muito bem definidos. Foi uma espécie de prévia da retrospectiva do sprint para ajustarmos algumas coisas que percebemos que estávamos falhando.

Apesar de ser a primeira e a equipe não saber muito bem o que levantar e o que discutir, foi interessante. Aos poucos o pessoal foi se soltando e percebendo que a idéia não é o foco individual, ou seja, falhas e melhorias individuais, mas sim coletivas.

Com isso, resumidamente, chegamos ao seguinte cenário:
- O que foi legal ? O que temos que continuar fazendo ?
- Conseguimos iniciar o sprint dentro do prazo. Apesar de ser um requisito básico para a maioria das equipes, para a nossa tem um valor especial, pois dividmos nosso tempo do sprint com manutenção e customização de um produto que já está em produção.
- O novo layout da sala facilitou a integração da equipe e fez com que a comunicação ficasse mais fluída.
- Pró-atividade, inclusive dos novos membros da equipe, na solução de problemas, na busca de tarefas etc...

- O que não foi legal ? O que devemos evitar e/ou mudar para os próximos sprints ?
- Falha no planejamento do sprint, onde apenas o ScrumMaster participou da reunião com o Product Owner e realizou a estimativa do primeiro sprint. No próximo sprint a equipe participará mais ativamente da reunião de planejamento e da estimativa.
- Sofremos com um número um pouco elevado de intervenções externas ao sprint, seja com problemas de infra ou suporte. Buscaremos medir estas intervenções para tratarmos como podemos reduzir as mesmas(Através treinamento, orientação, desenvolvimento de ferramentas, automatização etc...)
- Pecamos no planejamento da infra-estrutura para o sprint. Tivemos que, durante o sprint, finalizar a configuração de algumas máquinas com instalação de componentes e frameworks, quando deviamos ter feito isso antes para não correr o risco de afetar a evolução do sprint.
- O quadro Kanban está numa base instável(cadeira) rsrs. Parece bobeira mas isso acarretou num acidente durante a semana rsrsrs. Prenderemos o quadro na parede.
- Não estávamos seguindo religiosamente as reuniões diárias.
- Não haviamos discutido a definição de PRONTO.
- Os principios do Agile não foram completamente absovidos, cairam no esquecimento três dias após o treinamento. A equipe lembrava que era algo dinâmico, dividido em iterações curtas com entregas frequentes, mas não lembrava do manifesto e nem dos principios. Esta semana iremos prender o manifesto e os principios de forma que fiquem bem visiveis na sala para que não esqueçamos e possamos nos policiar melhor caso tomemos alguma decisão contrária a estes principios.

É isso aí pessoal, as coisas estão caminhando, seguimos nessa gratificante batalha, aos poucos vamos nos ajsutando, fazendo análises críticas, implementando boas práticas, evoluindo e crescendo. Sabemos que é pouco, estamos apenas engatinhando, mas acreditamos no que estamos fazendo e temos certeza que em breve colheremos (a equipe, a empresa e nossos clientes)os frutos que o desenvolvimento Ágil gera.

Um grande abraço a todos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Domine os fundamentos e não as ferramentas

Nesta última quarta-feira, tive mais um dia no treinamento de Agile com o Vinicius Morgado. Na ocasião discutimos sobre Domain Driven Design, dentre vários pontos positivos do treinamento, posso destacar:
- Design incremental - Nosso primeiro modelo é necessariamente imperfeito e trata-se apenas de uma abordagem exploratória, sem necessidade de muito detalhamento, o detalhamento é realizado com o tempo a medida em que se explora e conhece o modelo. De forma incremental. ;)
- O código deve ser a representação exata do modelo. O programador deve olhar o código e ver o modelo, olhar o modelo e ver o código, como se fossem um único artefato.
- Em DDD, uma entidade é definida pela sua identidade e um VO é definido pelo seu valor
- É desejável que os VO's sejam imutáveis, ou seja, se precisar mudar o valor de um VO, elimine-o e crie um novo.

Durante o treinamento, fizemos um modelo de alto nivel baseado em um estudo de caso, desenvolvendo o pensamento de forma orientada ao dominio. A aula foi bem interessante com todos estes tópicos nos agregando bastante conhecimento e mais importante que isso, agregando valor. Porém eu gostaria de destacar e compartilhar com vocês, uma frase do Vinicius durante a aula.

"Olhe as mudanças pelo aspecto do fundamento, não pelas ferramentas."

Essa frase surgiu durante uma discussão a respeito das evoluções tecnológicas que nossa área sofre. É interessante olhar pela ótica do fundamento, pois como ele bem ressaltou, o fundamento não muda a cada ano ou a cada semestre, na verdade as ferramentas mudam bastante mas continuam girando em torno dos mesmos fundamentos ou pelo menos em fundamentos que sofrem poucas mutações.
Acho interessante termos consciência desta ótica pois as vezes temos a sensação de que quando acabamos de aprender XPTO, sai o XPTO 2.0.

Apesar de ja ter percebido isso há algum tempo, nunca tinha conseguido explicitar isso de forma tão clara como o Vinicius o fez nessa frase, portanto, fiquem com esta mensagem na cabeça. Procure enriquecer seu conhecimento no fundamento e não apenas na ferramenta. Procure por Orientação a Objetos, Design Patterns, Agile(Em sua essência), SOA etc... enfim... estude, pratique, se dedique, DOMINE!!! Os fundamentos, os conceitos e não apenas as ferramentas.

Um grande abraço a todos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ajustando alguns pontos...

Olá pessoal, estou de volta.

Iniciei na última segunda-feira um treinamento na Infnet sobre métodos ágeis com o Vinicius Morgado, a primeira aula foi bem interessante e já me ajudou a perceber alguns descuidos nessa caminhada rumo ao "hall dos agilistas" rsrs

Com isso, faremos uma reunião amanhã aqui na empresa para repassarmos os principios do Agile e o manifesto, além disso vamos espalhar os mesmos pelo departamento para que estejam sempre visiveis a todos. Faremos ainda um alinhamento sobre algumas definições e também sobre as datas das reuniões. Na verdade será meio que uma retrospectiva dentro do próprio sprint, sei que o correto é no final mas como to vendo que estamos saindo do caminho Agile em questões básicas, considerei importante realizar estes ajustes dentro do próprio sprint.

Amanhã voltarei aqui para dizer como foi essa "smart retrospective" hehe.

Um grande abraço.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Olá pessoal, estamos finalizando todos os preparativos para iniciar nosso primeiro sprint de um novo projeto na próxima semana. Já realizamos um treinamento sobre os príncipios do Agile, disseminamos o conhecimento da metodologia entre a equipe.

Usaremos o Scrum e algumas técnicas do XP. Já fizemos a definição do Product Backlog, elegemos junto ao Product Owner o nosso primeri Sprint backlog e fizemos a reunião de plnejamento dio sprint. Agora estamos finalizando os últimos detalhes para o início do desenvolvimento. Abaixo temos algumas das modificações que fizemos no nosso ambiente.

O Kanban está montado... Fizemos algumas adaptações para nossas necessidades pois temos três tipos de tarefas a serem gerenciadas e executadas.

Ali no lado direito superior, temos uma folha com as metas da equipe.




Mudamos o layout da sala para facilitar mais a comunicação da equipe, agora estamos todos voltados para o kanban e sem divisórias, melhorando a comunicação entre os membros da equipe.






Aqui temos uma DailyMetting onde fizemos um "remake" da famosa reunião que deu origem ao manifesto ágil... rsrs
{{ O efeito foi idéia do Joany rsrs }}







É isso aí pessoal, seguimos aí nessa jornada de implementação de Agile em nosso ambiente, estamos apenas engantinhando porém estamos muito esperançosos e ansiosos por começar a colher os resultados dessa incrível metodologia que vem mudando a forma de se desenvolver projetos de softwares no mundo.

Um grande abraço, até a próxima.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Olá mundo !!!

Olá mundo, estamos iniciando hoje, oficialmente, nossa experiência Ágil na Sinapse Informática. Criamos este blog para falar sobre nossas expectativas, problemas enfrentados, soluções encontradas e o que estamos passando nesta nossa nova fase.

Estamos muito empolgados com a oportunidade de aplicar os príncipios ágeis, no começo não será possível aplicar todos, mas trabalharemos com metas mensais e cobrança mútua para estarmos o quanto antes com estes todos estes príncipios aplicados.

O espírito Ágil e a cafeína necessária já temos rsrs, aos poucos vamos implantando as técnicas de cada metodologia que possa ser aplicada a nossa realidade.

Um grande abraço.